Trabalhos
A região que compreende o Oriente Médio está localizada no oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes. É composta por 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.
2 – RELIGIÕES
No Oriente Médio, aproximadamente 238 milhões de pessoas (cerca de 92% da população) são muçulmanas. A maioria pertence às seitas sunita e xiita (sugeridas logo após a morte do profeta Maomé, em 632 d.C.). Há grupos menores de mulçumanos, como os drusos e os alauitas. Hoje, a religião muçulmana é a que mais cresce no mundo e tem cerca de 1,3 bilhão de adeptos. Os sunitas correspondem a 85% do mundo muçulmano e os xiitas, aos restantes 15%.
2.1. XIITAS
Os xiitas consideram que o líder religioso e político devam ser descendente de Maomé, além de só admitirem o Alcorão como fonte sagrada. Acreditavam que o resto da comunidade cometera um erro grave ao eleger Abu Bakr e seus dois sucessores como líderes.
Os xiitas são contrários à ocidentalização e são defensores intransigentes dos fundamentos da fé islâmica. São maioria em poucos países como o Irã, o Iraque e o Bahrein.
No mundo muçulmano, não pode nem deve haver conflito entre a política e o mundo espiritual. O mundo político deve submeter-se ao espiritual e a ele deve se adequar.
1. fazer orações cinco vezes ao dia, voltado para MECA.
2. jejuar, não consumir bebidas nem tabaco, abstinência sexual, especialmente no mês sagrado dos muçulmanos (Ramadã).
3. dar esmolas que sejam proporcionais a sua renda.
4. ir a Meca pelo menos uma vez na vida, em peregrinação religiosa.
2.2. ORIGEM DOS XIITAS
2.3. SUNITAS
A divisão entre sunitas e xiitas nasce da questão sucessória dessa época.
No Islã, o desacordo político manifestou-se muitas vezes pelo desacordo religioso.