Trabalhos
Países participantes:199
Total de atletas:10.651 (m: 6.582, f: 4.069)
Participação do Brasil:52º lugar
Total de modalidades:28
Total de medalhas distribuídas:927
Diferença de fuso tira o brilho dos Jogos ecológicos de Sydney
A escolha de Sydney como sede dos Jogos de 2000 foi uma grande surpresa. A favorita era Pequim, na China, que tinha vencido a primeira votação com mais da metade dos votos. No segundo turno, a vitória foi da cidade australiana por apenas dois votos de diferença.
A Olimpíada australiana pode ser considerada a Olimpíada dos números. Foram batidos os recordes de atletas participantes, países, mulheres, jornalistas, voluntários, esportes, provas, medalhas, direitos de TV e espectadores. Livre de boicote e atentados, o maior problema do evento foi o fuso horário, que prejudicou o maior público mundial, o Ocidente. Os EUA, por exemplo, não transmitiram nenhuma prova ao vivo, muito também pela decisão da NBC, que detinha os direitos de divulgação.
O grande momento na cerimônia de abertura foi o desfile das delegações das duas Coréias, unidas sob uma mesma bandeira, e os atletas do Timor Leste, nação recém-desligada da Indonésia, que desfilaram sob a bandeira olímpica.
Nos Jogos de Sydney, os organizadores tiveram um cuidado especial com o meio ambiente. Pela primeira vez, grupos ecológicos como o Greenpeace acompanharam a organização. A baía de Homebush, conhecida como o maior esgoto da Austrália, sofreu uma transformação espetacular, convertendo-se em um parque natural. A Vila Olímpica também recebeu energia solar.
Jogos Olímpicos de 2000 oficialmente Jogos da XXVII Olimpíada foram um evento multiesportivo realizado em Sydney, na Austrália, entre 13 de setembro e 1 de outubro de 2000, com a cerimônia de abertura ocorrendo em 15 de setembro.[1] Foi a segunda vez que as Olimpíadas foram realizadas no hemisfério sul, sendo a primeira em Melbourne em 1956. Apesar de serem oficialmente os Jogos Olímpicos de