Trabalhos
Titulo da obra,autor,ano,editora :
Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, Editora Ática S.A,ano:1996.
Gênero da Narrativa:
Amor de Perdição não é apenas a mais popular das novelas camilianas: è também a mais poderosamente romântica ,dentro da linha passional em que insere.
Organização da Narrativa:
Narrada em terceira pessoa, trata-se da reconstrução da ‘’triste historia de Simão Antônio Botelho”, conforme adianta o narrador, no prefácio á segunda edição. Numa sucessão temporal rigorosamente cronológica, a novela compõe-se de vinte capítulos, mais a introdução e a conclusão. Dois quartos da novela constam de uma lenta narração sobre o namoro entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque.
Final da Narrativa:
O final da narrativa é fechado, pois o autor concluiu a historia e conseguiu passar emoção quando o tema da ‘’morte por amor” atinge o clímax: Teresa morre no convento, ao sentir irreversível a perda de Simão, o qual, pôr sua vez, é tomado de uma febre fatal, no navio que o levaria pura longe da amada, quando fica sabendo de sua morte. Já Mariana, apaixonada pôr Simão, atira-se ao mar agarrada ao seu corpo e morre .
Personagens Principais :
Simão Botelho e Teresa de Albuquerque,Marina
Personagens Secundários :
Domingos Botelho, Baltasar ,João da Cruz;
Tempo Histórico :
Século XIX, na época em que os casamentos ainda eram feitos por conveniência, época devido ao caráter romântico .O livro Amor de Perdição constitui um marco no Romantismo Português tornando-se uma das suas expressões mais perfeitas, principalmente ligadas a segunda fase romântica
Espaço macro/micro :
Coimbra/Lisboa
Foco Narrativo :
O narrador apresenta-se em 1° pessoa na introdução falando sobre a história de sua família. No decorrer dos capítulos seguintes passa a se apresentar em 3° pessoa caracterizando-se como narrador onisciente por penetrar e desvendar o que se passa nas mentes e corações das personagens.