trabalhos
*Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. (Época iluminista)
*Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado.
*As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
*A teoria de Adam Smith foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.
*Sua principal obra “A Riqueza das Nações”.
Breve comentário: Fez duras críticas a política mercantilista e sua intervenção irrestrita na economia.
*Contra dogmas mercantilistas.
Breve comentário (Mercantilismo): É a prática econômica típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Durante aproximadamente três séculos foi a prática econômica principal adotada pelos países europeus. (Mercantilismo era uma economia que apoiava o absolutismo)
Breve comentário (Dogmas mercantilistas): Ouro e prata como a forma mais desejável de riqueza. Os mercantilistas tendiam a associar a riqueza de uma nação com o montante de ouro e prata que ela possuía.
Observações: *Segundo Smith, as desigualdades sociais constituíam um incentivo ao trabalho e ao enriquecimento – ou seja, uma condição fundamental para que as pessoas lutassem para subir na vida. Dessa forma, a harmonia eo progresso, baseados na ambição individual, seria garantido por um mecanismo auto regulador, q é o mercado, com sua lei de oferta e procura. Ou seja, a lei da oferta e da procura funcionaria como uma “mão invisível”.
Bibliografia