Trabalhos
A Gestão dos Recursos Humanos, sendo aceite pela generalidade dos gestores como algo fundamental para o sucesso de qualquer Organização, deverá ser alvo da mais profunda atenção e análise, algo que se torna ainda mais importante se defendermos a ideia que o recurso principal de qualquer organização são as pessoas.
Certamente alguma vez já implementou ou ponderou realizar uma Avaliação de Desempenho, tentando perceber desta forma o potencial dos seus colaboradores e verificar os respectivos pontos fortes e fracos, de forma a apoiar na formação e desenvolvimento daquelas competências eventualmente menos promissoras em cada colaborador. A verdade é que dificilmente alguma avaliação de desempenho, isolada de outras técnicas, poderá ter o sucesso mais adequado com vista ao Desenvolvimento Organizacional. Um conjunto de actividades no seu todo, que abordaremos de seguida, trará maiores garantias de sucesso sempre que se pretenda uma evolução profissional e contínua por parte dos colaboradores.
O Estudo do Clima ou Ambiente Organizacional, permite avaliar o grau de motivação dos colaboradores e a sua real interiorização dos valores organizacionais. É importante perceber se a motivação para o exercício da actividade está relacionada com factores de índole pessoal (endógenos), ou ambientais (exógenos), e aqui podemos apontar aspectos como as ferramentas disponíveis, as condições de trabalho ou a integração na equipa, entre outros possíveis.
Para quem pense que a Análise e Descrição de Funções é algo menor, importa recordar que o Director ou Técnico de recursos Humanos, podem ser alvo de mudanças profissionais como qualquer profissional, pelo que o registo detalhado da descrição da função (tarefas e actividades) e os seus Requisitos (Habilitações e Competências necessárias para a sua execução), tornarão muito mais fácil a tarefa do recrutador (um novo Director ou Técnico RH que ainda não conhece toda a