trabalhos
07 – Como é realizado o diagnóstico de câncer de pulmão?
O diagnóstico definitivo de câncer somente pode ser feito através do exame anatomopatológico, ou seja, é necessário obtenção de uma amostra de tecido para que se possa fazer um exame da célula pelo médico patologista e assim definir o tipo de tumor que a pessoa apresenta. Esta amostra de tecido é obtida através da biopsia que consiste na retirada de um pequeno fragmento da lesão suspeita. A biopsia pode ser obtida através da: Broncoscopia: Exame endoscópico que consiste na introdução de aparelho fino e flexível através da via aérea, permitindo a visualização do caminho que percorre o ar para os pulmões. A biopsia já é automaticamente solicitada nos casos que indicam alguma alteração. Biopsia por agulha: Feita com anestesia local e com auxilio da tomografia, o radiologista pode alcançar a lesão com uma agulha e obter uma biopsia. Toracoscopia : Procedimento cirúrgico através do qual um tubo é introduzido dentro da cavidade torácica e com o auxílio do vídeo pode-se avaliar a cavidade torácica e, eventualmente, obter material para biopsia. Mediastinoscopia: Procedimento cirúrgico realizado através de um pequeno corte no pescoço, alcançando alguns locais dentro do tórax para obtenção de material para biopsia.
dia 19/08/2014 horário 11:35 site: Hospital albert einstein
Como é feito o diagnóstico?
Os cirurgiões do tórax do Hospital Israelita Albert Einstein irão ajudá-lo, em colaboração com o seu médico, a diagnosticar o câncer do pulmão, bem como determinar o estadiamento da doença. Os testes recomendados para diagnosticar ou avaliar o câncer do pulmão incluem:
Radiografia do Tórax. Em geral, esse é o primeiro exame para avaliar o sistema respiratório ou a caixa torácica. Entretanto, pode ser normal ou inconclusivo em casos suspeitos de câncer do pulmão. Por isso, pacientes sob risco elevado