trabalhos
A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO
Introdução
A unidade básica da vida é a célula, cada órgão é um agregado de células mantidas unidas por estruturas extracelulares de sustentação. Cada tipo de célula é especialmente adaptada para realizar uma ou algumas funções particulares. Por exemplo, os glóbulos vermelhos do sangue, 25 trilhões em cada ser humano, transportam oxigênio dos pulmões para os tecidos. Embora este seja, talvez, o mais abundante do corpo, existem outros 75 trilhões de células.
Cada um dos mais de 100 trilhões de células, em um ser humano, é uma estrutura viva, capaz de sobreviver indefinidamente e, na maioria das casos, capaz de se reproduzir, desde que os líquidos que a circundam contenham nutrientes apropriados.
Para a sobrevivência celular, é necessário que uma serie de sistemas funcionem com perfeição para ser mantida a homeostasia celular e por conseqüência a vida.
Para se entender o funcionamento dos diversos sistemas e estrutura do corpo, é essencial primeiro compreendermos a organização e o funcionamento celular.
Organização celular
Uma célula típica é dividida em núcleo e citoplasma. O núcleo e separado do citoplasma pela membrana nuclear. O núcleo é separado do citoplasma é separado dos líquidos circundantes pela membrana celular..
As diferentes substâncias componentes da célula são em seu conjunto chamadas de protoplasma, sendo que este é composto por:
- Água – principal meio liquido presente na maioria das células (menos nas células de gordura), na concentração de 75 à 85 por cento. Nessa água estão dissolvidas muitas substancias químicas.
- Íons – Os mais importantes são o potássio, o magnésio, o fosfato, o sulfato, o bicarbonato e pequenas quantidades de sódio, cloreto e cálcio e esses íons tem funções como a transmissão de impulsos eletroquímicos nas fibras nervosas e musculares.
- Proteínas – Depois da águas é a substancia mais abundante nas células que constituem