Trabalhos
Segundo Moura (1997), o principal objetivo do armazém de abastecimento é a constituição de um sistema de alimentação, em relação ao processo produtivo, que serve de guia para uniformidade e a continuidade deste. Existe também o armazém de fornecimento de produtos acabados, cujo principal objetivo é a constituição de um sistema de alimentação, em relação ao mercado, que permita ao departamento de vendas proporcionar um serviço oportuno, contínuo e eficiente aos clientes. Para projetar o layout de um armazém é preciso ter conhecimento do que vem a ser armazenagem. Esta pode ser definida como sendo parte do sistema logístico da empresa que armazena produtos (matérias primas, produtos semi-elaborados ou produtos acabados) entre o ponto de origem e os pontos de consumo, e fornecem informações para a gerência da situação atual, condição e disposição dos itens armazenados.
Ainda se baseando em a armazenagem é definida simplesmente como o ato de se manter os materiais até que sejam solicitados. Essa definição pode ser prolongada quando se consideram as funções ou atividades básicas de armazenagem. Esta consiste em receber materiais de um fornecedor, estocá-las até que sejam solicitados por um usuário, retirá-lo do estoque para efetuar a distribuição dos materiais e expedi-los quando solicitados.
A inspeção na chegada é geralmente uma função do controle de qualidade, mas devido a sua relação com o recebimento, ela freqüentemente está localizada no armazém. Dependendo de cada situação, podem ser necessárias áreas especiais de estocagem para os materiais que chegam até a sua liberação para o controle de qualidade. A inspeção pode causar impacto significativo na movimentação de materiais, na armazenagem e no sistema de controle do armazém.