Trabalhos
Caule
Caule é um órgão dos vegetais que é responsável por dar sustentação à copa das árvores e transportar a seiva elaborada e bruta produzidas pelas plantas desde as raízes até as folhas.
O caule possui um corpo cilíndrico e é formado por várias camadas de diversos tipos de tecidos. Tipos de caules
*Caules aéreos:
1-Eretos:
1.1-Troncos:
Os troncos são um tipo de caule aéreo. São caules robustos, desenvolvidos na parte inferior e ramificados no ápice. São encontrados na maioria das árvores e arbustos do grupo das dicotiledôneas. Ex: Goiabeira. 1.2-Haste:
Se caracteriza por ser mole, flexível, delicado e na maioria das vezes de cor verde. É muito comum encontrar esse tipo de caule em ervas como a couve.
1.3-Estipe:
Não possui nenhuma ramificação, apresentando somente um aglomerado de folhas em sua parte superior. Esse caule é típico de plantas como as palmeiras. 1.4-Colmo:
É muito semelhante ao caule tipo estipe. O que os diferencia são as divisões em forma de gomos que o caule tipo colmo apresenta. Esse tipo de caule pode ser visto na cana-de-açúcar, no bambu, etc.
2-Caules trepadores ou volúveis:
Caules trepadores estão presentes em plantas trepadeiras, são finos e longos e crescem enrolados sobre diversos tipos de suporte. Esse tipo de caule representa uma adaptação à obtenção de locais mais iluminados, em que há mais luz para a fotossíntese. Ex: Maracujá, chuchu e jasmins. 3-Caule rastejantes:
3.1-Sarmento:
O caule rastejante do tipo sarmento se caracteriza por apresentar apenas um ponto de fixação da raiz, podendo ser cheio de ramos ou folhas modificadas chamadas de gavinhas. Esse tipo de caule consegue subir em suportes. Ex: Aboboreira e pé de chuchu.
3.2- Estolho:
Caule aéreo fino, longo e com pouca rigidez.