Trabalhos
Organizações: definições
Uma organização é “[ . . . ] uma entidade que reúne pessoas que desenvolvem um trabalho coordenado, estruturado em torno de metas definidas, consistindo de vários grupos ou subsistemas interrelacionados.” (CAMPELLO, 2000, p.35).
Uma organização é uma entidade social composta de pessoas que trabalham juntas e deliberadamente estruturada e organizada para atingir um objetivo comum.” (CHIAVENATTO, 2004, p. 8).
INSTITUIÇÕES / ORGANIZAÇÕES
Instituições são mecanismos sociais que controlam, e de certa forma restringem, as ações dos indivíduos a fim de estruturar o funcionamento da sociedade. Classificam-se em:
- Formais - estabelecem restrições formais, como: regras, regulamentos, instituições, contratos, direitos de propriedade, acordos de negociação.
- Informais - consistem em restrições informais, como: normas de comportamento, convenções, códigos de conduta auto-impostos
Organizações são definidas por um conjunto de regras, regulamentos e ou leis que determinam a posição e funções que cada agente ocupa numa estrutura hierárquica.“Caracterizam-se como um espaço de ações econômicas no qual se concentram capital, gerência, mão-de-obra e tecnologia, proporcionando um ambiente de convívio e de interações constantes entre os diversos atores envolvidos em cada um dos setores [ . . . ]” (CAMPELLO, 2000, p.35).
Características:
Organizações Não Governamentais: “[ . . . ] organizações que realizam trabalhos voltados para o bem público, sem ligação com o Estado e sem compromisso com as políticas oficiais.” (CAMPELLO, 2000, p.46).
Classificações:
← Quanto ao caráter: públicas e privadas;
← Quanto ao tipo: governamentais, acadêmicas, culturais, econômicas, etc;
← Quanto à cobertura geográfica: internacionais, multinacionais ou transnacionais, regionais, nacionais e locais;
← Quanto à área temática: gerais e especializadas.
O termo multinacional está caindo em desuso.