Trabalhos (:
Para além de escritor foi também jornalista, trabalhando para os jornais "A Atualidade", a "Gazeta de Notícias", a "Revista Moderna", o "Diário de Portugal", e "Revista de Portugal" do qual foi fundador. Foi também cônsul em Havana (1872), Newcastle (1874), Bristol (1878) e Paris (1888). O facto de ter sido jornalista e de ter tido uma carreira diplomática influenciou fortemente o seu trabalho literário. É hoje considerado como um dos maiores romancistas da literatura portuguesa.
Singularidades de uma Rapariga Loura
Singularidades de uma rapariga loira, de 1874, além de uma obra-prima, é o primeiro conto de carácter realista em português.
É uma história de amor. O amor de um jovem honesto e trabalhado, Macário, por uma rapariga loira que "Tinha o carácter louro como o cabelo- se é certo que o louro é uma cor fraca e desbotada: falava pouco, sorria sempre, dizia a tudo «pois sim»; era muito simples, quase indiferente, cheia de transigências".
É por esta rapariga que é aparentemente dócil e sem vontade própria que Macário se apaixona, a ponto de sair de casa de seu tio Francisco, onde trabalhava como escriturário e ir até Cabo Verde em negócios, só para merecer a mão de Luísa. No entanto, Luísa é, de fato, uma rapariga loura e singular