trabalhos
Microbiologia de águas naturais, potável e esgotos
Neste ciclo, as águas naturais podem ser classificadas em três principais categorias, baseadas nas suas localizações.
1. Água atmosférica: água presente nas nuvens e precipitada como chuva, neve ou granizo.
2. Água superficial: porções de água como lagos, rios, ribeirões e oceanos.
3. Água de lençol freático: água subterrânea onde todos os poros do solo, bem como os espaços internos e entre os materiais rochosos saturados.
Introdução
Uma gota de água pode parecer simples, ela realmente e muito complexa, pois muitas vezes contem compostos químicos e microorganismos de muitas espécies. Esses microorganismos podem alterar as substâncias químicas encontradas na água eles também fornecem nutrientes para outros organismos aquáticos.
A água utilizada pelo homem vem de fontes naturais de água doce, tais como poços, lagos e rios. Por segurança essa água (exceto aquela de poços que fornecem água de boa qualidade) deve ser tratada para eliminar microorganismo potencialmente patogênico. Assim as estações de tratamento são construídas com esta finalidade.
Água de esgoto ou industriais são águas já utilizadas pelo homem para fins domésticos ou industriais; elas devem ser tratadas antes de estar disponíveis. Os microorganismos realizam o principal papel no tratamento do esgoto pela degradação de grande parte do material orgânico presente e pela decomposição de outras substâncias químicas e pela decomposição de outras substâncias químicas indesejáveis.
As águas naturais podem servir como habitat para muitos microorganismos.
1. Habitat doce.
2. Habitat marinho.
3. Habitat estuários.
O estudo dos microorganismos de água doce, mar e estuários e denominado microbiologia aquática, para este estudo leva-se em conta varias características físicas e químicas desses ambientes aquáticos.
O Ambiente Aquático
Os microrganismos encontrados em um ambiente aquático são, de forma ampla, determinada pelas