Trabalhos
O termo alimentos funcionais, se refere aos alimentos que contêm ingredientes ativos que beneficiam o organismo de alguma forma, possuindo assim grande potencial para abrandar a evolução de doenças, promover a saúde, reduzindo como consequência os gastos relacionados à assistência à saúde.
Um exemplo de alimento funcional é a Linhaça.
A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum).
Sua planta é conhecida desde 5 mil a.C., na região da Mesopotâmia.
Ela é considerada um alimento funcional por apresentar benefícios para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer.
Ela é uma alternativa de cereal sem glúten.
Devido ao seu alto valor nutritivo é considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
A sua constituição ainda conta com uma alta taxa de fibras solúveis (ideal como laxante e auxiliar na digestão), vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Existem dois tipos de linhaça, são eles:
* Marrom
*Dourada
Não existem grandes diferenças nutricionais entre elas, a não ser um pouco mais de ácidos-graxos ômega 3 e 6 na linhaça marrom.
Tipos de linhaça, são eles:
Existem dois tipos de semente de linhaça: marrom e dourada. A primeira já está adaptada ao solo brasileiro e ao clima quente e úmido, tem a casca mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade (capacidade de absorção do organismo) de seus nutrientes. Já a linhaça dourada tem um sabor mais suave e uma casca mais fina. Porém, não há diferença significativa no valor nutricional dos dois tipos de linhaça. Farinha de linhaça: Pode ser adicionada a sucos, saladas, frutas e iogurtes, e por já estar triturada, o