Trabalhos
Na introdução a autora fala sobre o processo de reformulação da LDB, onde comenta sobre a estrutura de diferentes propostas de uma LDB reformulada. Então chegamos ao capitulo I onde a autora faz uma viagem por textos que falam sobre a Educação de pessoas com deficiência.
Dentre as citações estão “Declaração Cuenca – 1991, Declaração Mundial sobre Educação para todos – 1990, Declaração de Santiago – 1993, entre outras.
Analisando os aspectos de cada texto a autora diz que “Enquanto o acesso á educação for seletivo, tanto para o ingresso como para permanência exitosa de milhares de alunos na escola, não poderemos falar em igualdade de oportunidades educacionais, nem em pleno exercício de cidadania”.
No capitulo II a autora faz uma analise sobre “A Educação Especial nos textos das leis” onde cita artigos que falam sobre o direito dos excepcionais a educação, levando em consideração o espírito real do artigo e até mesmo a nomenclatura usada neles. Até o capitulo 5 a autora fala sobre aspectos do texto e artigos relacionados a educação especial e os projetos de leis para as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Como apêndice, Rosita anexa o artigo “Treze anos após Salamanca e onze anos após a LDB”, que faz uma breve analise dos treze anos após a declaração de Salamancae suas linhas de ação sobre necessidades educacionais especiais, bem como o período pós LDB.
Seguindo o artigo a autora realizou as seguintes reflexões:
Introdução;
O evento de Salamanca: Breve histórico;
Alguns focos e indicadores para a avaliação do período;
Analise de dados estatísticos obtidos;
Considerações finais.