Trabalhos
Neste trabalho iremos falar sobre a agricultura, tanto nos países desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos. Seus diferentes jeitos de plantação devido a clima,custos e localização geográfica. Desenvolvimento
A Agricultura nos Países Desenvolvidos
Nos países desenvolvidos, o emprego maciço de tecnologia na agricultura produz uma forte integração entre o setor agrícola e o setor industrial. Nesse caso, marcado pelo uso intensivo das mais variadas tecnologias, utiliza-se a expressão agricultura industrializada.
Ao mesmo tempo em que atende às demandas urbano-industriais, a agricultura nesses países constitui um poderoso mercado de consumo para as indústrias urbanas. Tratores, semeadeiras e colhedeiras mecânicas, fertilizantes, adubos químicos e até computadores fazem parte do arsenal de insumos industriais que explica as elevadas taxas de produtividade agrícola.
Na maior parte dos países subdesenvolvidos, ao contrário, o processo de industrialização da agricultura é ainda incipiente. As plantações e a agricultura de subsistência, baseadas na utilização intensiva da mão-de-obra, são predominantes na paisagem.
A agricultura nos países Subdesenvolvidos
A maioria dos países subdesenvolvidos na atualidade situa-se na Zona Intertropical. Nesses países, o meio rural estrutura-se em torno da economia camponesa. Nos locais onde esses sistema existe, entende-se que a terra não pode ser considerada como capital, mas meio de trabalho, e os campos cultivados e rebanhos não são mercadorias, mas fontes de auto-sustento. A produtividade, regra geral, é bastante baixa, como conseqüência do uso de técnicas rudimentares e da grande dependência dos fatores naturais, especialmente climáticos. Os excedentes são comercializados em mercados locais próximos, fornecendo um complemento monetário ínfimo.
A economia agrícola de subsistência aparece sob variadas formas e sistemas, que são