trabalhos
Um atuador é um equipamento de saída que converte a energia pneumática fornecida em trabalho útil . O sinal de trabalho é enviado pelo sistema de controle ,sendo que o atuador responde aos sinais gerados pelo elemento controle.
Outros tipos de elementos de trabalho são utilizados para indicar a condição do sistema de controle ou atuadores, por exemplo, um mostrador visual atuado pneumaticamente.
O atuador pneumático pode ser descrito sob dois grupos: Lineares ou Rotativos.
º Movimento linear
-Atuadores de simples ação
-Atuadores de dupla ação
º Movimento rotativo
-Motores pneumáticos
-Atuadores rotativos ( giro limitado )
Atuador de Simples ação: Em atuadores de simples ação o ar comprimido é aplicado somente em um dos lados da face do atuador , o outro lado é aberto para a atmosfera. O atuador de simples ação produz trabalho útil somente em uma direção. O movimento de retorno do atuador é efetuado por uma mola interna ou pela aplicação de uma força externa. A força da mola interna e projetada para retornar o atuador a seu ponto inicial com uma velocidade razoavelmente alta em condições sem carga.
Atuador de dupla ação : O principio de construção de um atuador de dupla ação é similar ao do atuador de simples ação. Contudo não existe retorno por mola e as duas vias são utilizadas alternativamente como vias de exaustão . O atuador de dupla ação tem a vantagem de poder efetuar trabalho em ambas as direções de movimento. Desta forma, as possibilidades de aplicação são diversas. A força transferida pela haste do atuador é maior para o curso de avanço do que para o curso de retorno, uma vez que a superfície efetiva do atuador é reduzida no lado de retorno pela seção transversal da haste.
Motores pneumáticos : Os elementos de trabalho transformam a energia pneumática em movimento rotativo com a possibilidade de movimento continuo são conhecidos como motores pneumáticos . O motor pneumático com ângulo ilimitado de rotação