trabalhos
Objetivos de aprendizagem: Reconhecer as variações que uma língua pode apresentar, a utilidade de cada variante linguística e a importância da variedade padrão na atualidade.Alguma vez você já se sentiu inferiorizado pelo modo como fala?
Se sim, saiba que esse sentimento é normal. Isso geralmente ocorre quando nosso interlocutor é uma pessoa mais instruída do que nós e, por isso, tem maior domínio da variedade padrão.A escola, ao assumir o compromisso de ensinar a variedade padrão, não tem em vista eliminar a língua que o aluno traz de casa, mas prepará-lo para se comunicar com segurança ecompetência, independente de sua origem social. Variantes linguísticas
A linguagem verbal está intimamente relacionada à identidade do falante e à circunstância em que ocorre o ato da fala. O uso da língua varia segundo a idade, o grau de instrução, a região de origem ou de moradia, a profissão do falante e segundo a situação ou o lugar em que se encontra. Essas modalidades são chamadas de variantes linguísticas.O convívio social em situações cotidianas permite descontração e informalidade ao falar e escrever. Permite o uso da linguagem coloquial. Mas em determinadas circunstâncias, nem sempre é possível a informalidade, é preciso atentar e obedecer às regras gramaticais e usar uma linguagem mais formal, a linguagem culta. Coloquial: próprio da conversação entre duas ou mais pessoas.
É importante adequar o nível de linguagem à situação em que se produz o ato da fala. É importante o conhecimento da linguagem culta para ter a possibilidade de expressar ideias de diferentes formas, de ampliar conceitos e, sobretudo, de ser mais bem compreendido.
Falar e escrever
Quando falamos, as palavras saem espontaneamente, obedecem a estímulos variados; utilizamos palavras que fazem parte de nosso acervo vocabular. Já para escrever, precisamos organizar cuidadosamente o pensamento, buscar palavras e frases inteiras que representem ideias,