trabalhos
Prof. Adaltro Prochnov Nunes1
5.1- A Vida
Aristóteles, foi o último dos grandes pensadores que viveu e ensinou em Atenas, pois em sua época a decadência do mundo clássico já estava em avançada marcha. Ele era estrangeiro, nasceu em Estagira, na Trácia em 384 a.C., seu pai era médico de Filipe da Macedônia, pai de Alexandre Magno, que chegou a ser discípulo de Aristóteles.
Quando tinha mais ou menos 18 anos, Aristóteles chegou em Atenas para estudar na Academia de Platão, onde permaneceu até 348-7 a.C., saiu devido a morte de Platão. Entrou na Academia provavelmente por que Platão estava em uma de suas viagens à Sícilia, pois Aristóteles era biólogo e não entendia e nem simpatizava com o lado matemático da filosofia de Platão.
Entre 347 e 335 a .C Aristóteles fez viagens pelas ilhas do Mediterrâneo e por sua terra natal, posteriormente voltou a Atenas e fundou uma escola, o Liceu (estava próxima ao templo de Apolo), as aulas eram dadas caminhando pelos salões, jardins e corredores do Liceu, por isso a escola foi chamada de peripatética (escola daqueles que estudam dando passos, caminhando). Após a morte de Alexandre Magno, em 323 a.C. os atenienses revoltaram-se contra os macedônicos e Aristóteles foi perseguido e acusado de impiedade, fugiu e escondeu-se em Calcis onde morreu em 322 a.C.
As obras de Aristóteles possuem características bastante diferentes dos diálogos de Platão, ele escreveu principalmente para as suas aulas e assumiu um novo estilo, o “Tratado Sistemático” que deu origem aos livros escolares que temos hoje. Esses escritos foram divididos em: exotéricos, destinados ao público externo, mais fáceis e de divulgação; e esotéricos destinados aos alunos, já iniciados em filosofia.
Os primeiros foram todos perdidos e os escritos esotéricos foram organizados duzentos anos após a morte de Aristóteles, pelo gramático Andrônico de Rodes. As principais obras são: Organon, Física, Sobre a Alma, Metafísica, Ética a Nicômacos, Ética a