Trabalhos
John B. Watson é conhecido como o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico, Behaviorismo vem do termo inglês behaviour ou do americano behaviour que tem como significado''comportamento'' – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, Esta teoria teve início em 1913, com um manifesto criado por Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê”, nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível,Nesta época vigorava o modelo behaviorista de S-R, ou seja, entre as ações do indivíduo( resposta)e o ambiente (estímulo),para referirem aquilo que o organismo faz as variáveis ambientais que interagem com o sujeito,para explicar esse termos duas razoes foram apontadas :uma metodológica e a outra histórica.
A razão metodológica: Analistas experimentais do comportamento tomaram como modo de investigação o método experimental e analítico, os experimentadores dividiu o objeto de estudo para feito de investigação,assim chegando as unidades de análise.
A razão histórica: São termos escolhidos e popularizados que foi mantido por outros estudiosos do comportamento devido seu uso generalizado.
O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson foi B.F.Skinner (1904-1990), O behaviorismo de Skinner tem influenciado muitos Psicólogos americanos e de vários países onde a Psicologia americana tem grande penetração, A base corrente skinneriana esta na formula do comportamento operante.
Para desenvolver esse conceito, voltaremos um pouco a historia do behaviorismo, trazendo as noções do comportamento reflexo ou respondente, para então chegarmos ao comportamento operante.
Comportamento respondente: o comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de ''não voluntario'' e inclui as resposta que são eliciadas (ou reproduzidas) por estímulos antecedentes do ambiente Ex: a salivação provocada por uma gota de limão