Trabalhos
2.2.1 – Contas de Resultado
São as contas que representam os fatos que modificam o Patrimônio Líquido da empresa, ou seja, Receitas e as Despesas.
Resultado: É o lucro ou o prejuízo que uma empresa apresenta, após as suas transações operacionais, que pode ser positiva ou negativa.
Se uma empresa, conduziu os seus negócios em alta, ou seja, vendas (receita) maiores do que as despesas, esta empresa obterá um resultado positivo (lucro), ao final de um exercício.
2.2.1.1 – Receitas
Para a Equipe de Professores da USP (1998, p.66) a receita corresponde: “A entrada de elementos para o ativo, sob forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes normalmente à venda de mercadorias, de produtos ou à prestação de serviços”...
“Pode também derivar de juros sobre depósitos bancários ou títulos e de outros ganhos eventuais, como, receita de juros de mora, aluguéis, recuperação de despesas, etc.”
2.2.1.2 – Despesas
Para a Equipe de Professores da USP (1998, p.66) “entende-se por despesa, o consumo de bens ou serviços, que direta ou indiretamente, ajuda a produzir uma receita. Diminuindo o Ativo ou aumentando o Passivo, uma despesa é realizada com a finalidade de se obter uma receita cujo valor se espera seja superior a diminuição que provoca no Patrimônio Líquido”.
2.2.1.3 – Principais Contas de Resultado
Receita Bruta de Vendas – Representa o total bruto vendido ou serviços prestados. Natureza Credora.
Deduções ou Impostos Sobre Vendas – Representam as vendas canceladas e os impostos incidentes gerados no momento da venda ou prestação de serviços. Natureza Devedora.
Ex:. IPI – Imposto sobre Produto Industrializados