trabalhos
RESUMO
O processo de Alienação Parental é a desconstituição da figura parental de um dos genitores perante a criança. E uma campanha de desmoralização onde um dos genitores manipula a criança com o intuito de transformar o outro genitor num estranho e afastá-lo do seu convívio. Esse processo pode ser praticado dolosamente ou não, por um agente externo, um terceiro e, não está restrito apenas ao guardião da criança. A Síndrome de Alienação Parental, por sua vez, diz respeito aos efeitos emocionais e as condutas comportamentais desencadeados na criança que é ou foi vítima desse processo. De modo geral é possível afirmar que são as sequelas deixadas pela Alienação Parental. Este artigo apresenta uma breve análise concernente a este processo com base em estudos bibliográficos.
Palavras-chave: separação conjugal, alienação parental, família.
ABSTRACT
The process of Parental Alienation is disconstitution parental figure of a parent before thechild. Anda campaignof demoralizationwhereone parentmanipulatesa childwith the intentionof turningthe other parentin a strange andremove him fromyourfellowship. This processcan be practicedintentionallyor not, by an external agent, a third, and is not restrictedto the guardianof the child.TheParental Alienation Syndrome, in turn, relatesto the emotionaland behavioraleffectstriggeredbehaviorsin the childwho is or wasa victim of thisprocess.In generalwe can say thatsequelsaretheParental Alienation. Thisarticle presentsa brief analysisconcerning thisprocessbasedon publishedstudies.
Keywords: marital separation, parental alienation, family.
INTRODUÇÃO
Em vigor desde agosto de 2010, a Lei 12.318, que trata de alienação parental, ainda é pouco conhecidae os esforços para combatê-la são recentes.
A alienação parental presentemente tomou as discussões que circundam o Direito Civil, mais especificamente o Direito de Família. Ela consiste,