Trabalhos
É a adequação dos meios utilizados aos objetivos que se deseja alcançar. A racionalidade existe porque o comportamento da organização é planeado e dirigido para os objetivos que pretende alcançar e, para isto, a racionalidade está ligada aos meios, métodos e processos que considera necessários. A racionalidade legal baseia-se na adequação às regras da legislação e da jurisprudência existente, a racionalidade social na congruência com os valores e normas sociais, a racionalidade politica fundamenta-se no calculo do poder e influencia politica que é suposto obter e a racionalidade técnica baseia-se na evidência científica e na base de métodos científicos.
Eficácia e eficiência:
As organizações devem ser consideradas do ponto de vista da eficácia e eficiência. Eficácia é o alcance dos resultados, enquanto que a eficiência se refere à utilização dos recursos desses processos.
Níveis organizacionais:
Uma organização diferencia-se em três níveis com o objetivo se defrontar com os desafios externos e com os internos, independentemente da sua natureza ou tamanho. 1) Nível institucional – é o nível mais elevado da organização, composto por diretores, proprietários, acionistas e altos executivos. É neste nível que as decisões são tomadas e os objetivos da organização são estabelecidos, daí este nível ser denominado de nível estratégico. 2) Nível intermediário – situa-se entre o nível institucional e o operacional e é responsável pela articulação entre estes dois níveis, desde as decisões tomadas pelo primeiro nível, às operações realizadas pelo terceiro. 3) Nível operacional – também denominado por nível técnico, localiza-se nas áreas internas e inferiores da organização. É o nível organizacional mais baixo, em que as tarefas são executas e as operações são realizadas.
As organizações e o ambiente:
As organizações operam num ambiente que as rodeia e envolve, ou seja, é o contexto em que existe a organização ou o sistema.