Trabalhos
Aluna Eliene Gomes Pereira
Hormônios em Crustáceos
Os crustáceos são organismos invertebrados que tem o esqueleto do lado de fora do corpo em forma de uma carapaça. Existem várias formas diferentes, cada qual apresentando uma carapaça diversa recoberta de antenas e espinhos. Os crustáceos podem mudar de cor em sua pele, isso ocorre devido alguns pigmentos que estão no interior de cromatóforos situados no tegumento. Os cromotóforos não estão submetidos ao controle nervoso, pois a migração dos pigmentos depende de substancias hormonais provenientes de glândulas ou tecidos. Os cromatóforos podem ser chamados de cromatóforotropinas por serem um dos hormônios mais importantes que afetam a migração dos pigmentos.
As células pigmentares estão situadas na epiderme dos crustáceos sendo com menor quantidade em órgãos internos como gônadas, intestino e cordão nervoso. Os melanóforos são os cromatóforos que possuem pigmentos de cor preta ou marrom, os leucóforos e iridóforos possuem pigmentos de cor branca, os eritróforos possuem pigmento de cor vermelha e os xantóforos de cor amarela. No entanto o pricipal pigmento esta contido nos melanóforos de crustáceos é o, no entanto , em alguns melanóforos de crustáceos braquiúros tem sido identificada a presença de melanina, embora com características diferentes da melanina de cefalópodes e vertebrados. Os eritróforos e xantóforos possuem pigmentos carotenóides e pteridínicos em diferentes proporções.
Os pigmentos que estão nos olhos dos crustáceos sofrem deslocações devido a ação hormonais que são secretados pelas glândulas sinusais. Essa migração é importante pois influencia na adaptação dos referente as luz e a escuridão. Na luz os pigmentos migram de maneira que acaba formando um tipo de manga protetora interna em torno de cada omatídio, já no escuro os pigmentos retraem-se possibilitando que a luz passe de uma unidade para outras próximas.
Os crustáceos possuem um exoesqueleto externo,