Trabalhos
- Crimes hediondos:
* A palavra “hediondo" segundo o dicionário brasileiro, significa um crime considerado sórdido, repugnante pela sociedade.
* São crimes mais graves, mais revoltantes, que causam maior aversão à sociedade, razão pela qual a norma jurídica trata com maior rigor da pena no tratamento de agentes que praticam crimes desta natureza; Estão no topo da pirâmide e causam profunda repugnância.
- Quando surgiu :
* A Constituição Federal de 1988 em seu art. 5º., inc XLIII (quarenta e três), previu a necessidade de edição de uma lei que cuidasse dos crimes hediondos, e foi regulamentada pela Lei n°. 8.072/90, que elencou os crimes considerados hediondos e equiparados.
* Quais são os crimes considerados hediondos? São: a) homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente e homicídio qualificado (artigo 121, § 2°, CP); b) latrocínio (artigo 157, § 3°, CP); c) extorsão qualificada por resultado morte (artigo 158,§ 2°, CP); d) extorsão mediante sequestro e na forma qualificada (artigo 159, caput e §§ 1°, 2° e 3°, CP); e) estupro (artigo 213, CP); f) estupro de vulnerável (art. 217-A, caput e parágrafos 1º, 2º, 3º e 4º, do CP); g) epidemia com o resultado morte (artigo 267, § 1°, CP) e; h) falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos e medicinais (artigo 273, caput e §§ 1°, 1°-A e 1°- B, do CP, com redação dada pela Lei 9677/98).
- Crimes equiparados:
* São considerados crimes equiparados : tortura; trafico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo.
* Buscando aplicar a pena com mais rigor a lei proibiu a progressão do regime para os crimes hediondos.
A partir desse momento tanto na doutrina quanto na jurisprudência instaurou-se uma forte discussão sobre a constitucionalidade do artigo que previu a sua proibição.
Com a criação da lei da tortura tornou-se