trabalhos
A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO, uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças.
A História da Biblioteca Nacional se inicia antes de sua fundação, pois em 1º de novembro de 1755, Lisboa sofreu um violento terremoto, em que, a Real Biblioteca, também conhecida como Real Livraria foi atingida.
O Rei Dom José I de Portugal empenhou em juntar um pouco que sobrou da Real Livraria e a organizar uma nova biblioteca , entre elas algumas peças, livros, manuscritos, mapas…
Hoje, o prédio em estilo arquitetônico Neo-classico, foi fundado em 1910, para comportar a antiga Biblioteca Real, trazida pela família portuguesa em 1808.
Na entrada da Biblioteca na nossa esquerda, vimos um tipo de quadro chamado “A Ignorância”, em que o autor representa a ignorância e a violência.
Entre outros acervos raríssimos e únicos, temos as Referências e Periódicos (que são todos os jornais antigos, dicionários de mais de 40 línguas; microfilmes; Setor de iconografia (feita só em imagens); esculturas de artistas como Rui Barbosa, Frei Camilo, José Bonifácio (primeiro bibliotecário do Brasil); Setor de obras gerais (onde funcionam os catálogos); coleçâo Pedro de Angelis, entre outras coleções.
A Biblioteca Nacional é um local acolhedor a nível cultural com relação aos turistas e visitantes, com boa receptividade e acolhimento. Um local onde se pode passar o dia fazendo pesquisas sobre diversos temas e sair com a certeza de que foi ali absorvido, contribuindo para o nosso crescimento intelectual e moral.