trabalhos
Parte da física que estudam as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas.
Conta uma lenda grega que o pastor Magnes se surpreendeu ao ver como a bola de ferro de seu bastão era atraída por uma pedra misteriosa, o âmbar (em grego, elektron). A história demonstra como é antigo o interesse pelos fenômenos eletromagnéticos.
Denomina-se eletromagnetismo a disciplina científica que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria e, em especial, as relações que se estabelecem entre elas. MAGNETISMO:
Desde a Antiguidade, os gregos já conheciam o fato de certas pedras tinham a capacidade de atrair pequenos objetos metálicos; sabe-se hoje que tais pedras constituem os chamados ímãs naturais e são compostas por um minério chamado de magnetita.
Todavia, os chineses já conheciam o fato de certos materiais terem a estranha propriedade de apontarem sempre para o polo norte, o que os levou a descoberta da bússola, que nada mais é do que um pequeno ímã.
Um ímã apresenta duas regiões bem distintas, próxima as quais as ações magnéticas são mais intensas. Jogando-se um pouco de pode ferro (limalha) nas proximidades de um ímã, verifica-se uma concentração nas extremidades dele. Essas regiões são denominadas de polos do ímã e as extremidades de polo norte e polo sul (essas extremidades sempre apontam para os polos norte e sul, respectivamente, do nosso planeta).
É fato conhecido que os polos de mesmo nome se repelem, enquanto que os de polos de nomes contrários se atraem.
Se dividirmos um ímã ao meio teremos outros dois ímãs com as mesmas características que o anterior, de modo que nunca se consegue separar os polos de um ímã.
TEMA: ELETROMAGNETISMO E MAGNETISMO
1.1 DELIMITAÇÕES DO TEMA
Eletromagnetismo:
O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a