Trabalhos
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
danilo
Felipe mota
Alan
marcelo hugo thiago yamada
introdução a engenharia:
Modelagem e simulação analógica
Londrina
2013
1- SIMULAÇÃO ANALÓGICA.
Simulação é o processo de projetar um modelo de um sistema real e conduzir experimentos neste modelo com o propósito de entender o comportamento do sistema ou avaliar várias estratégias para sua operação.
Para realizar a simulação de sistemas adotam-se basicamente duas estratégias: simulação analógica e via computador digital.
Na simulação analógica é feita a comparação de alguma coisa não familiar, ou de difícil manipulação, com outra familiar, ou de fácil manuseio. Ou seja, faz com que um sistema comporte-se de modo análogo a outro. Na simulação analógica a água, por exemplo, pode representar o ar passando pelas pás de uma turbina; uma voltagem pode representar a pressão do vapor numa usina termelétrica; uma bolha de sabão pode fornecer um meio de determinarmos o estado de tensão num eixo sob- torção.
Uma característica básica desta forma de simulação é a pouca semelhança existente entre os dois sistemas - o análogo e o real. Assim, o seu uso exige do engenheiro a aplicação da imaginação e bons conhecimentos dos fenômenos físicos básicos - como ótica, eletromagnetismo, eletricidade e calor. Também é necessária uma boa bagagem de conhecimentos nas mais diversas áreas - como, por exemplo, botânica, biologia e zoologia. Isso é importante para que tenhamos ciência do funcionamento de vários sistemas para podermos formular as analogias apropriadas. Alguns exemplos de simulação analógica seriam:
Exemplo 1:
UM AMORTECEDOR
Utilizado em sistemas de suspensão de automóveis de passeio - pode ser simulado por um sistema elétrico, onde a corrente representa a velocidade do pistão, a resistência, o atrito do pistão e a força aplicada, a diferença de potencial elétrico medida