Trabalhos
Curso de Serviço Social
Semestre: III/2012
Psicologia do Serviço Social
Profª. Msc. Helenrose A. Da S. Pedroso Coelho
“HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PÚBLICA”
Claudemir Campos Borges 304909
Elisângela Fernanda Ferreira 297572
Lívia Almeida Borges 297581
Lucas Marques de Andrade 290721
Maria Iraci Silva Pereira 297551
Silvia A. de Jesus Ferreira Silva 290710
CERES-GO
19-04-2012
Introdução
A composição deste relatório desenvolve-se em dois sentidos complementares: 1. Observação Participante, segundo o regime de uma pesquisa etnográfica; 2. Histórias de vida, obtidas através de relatos orais. Descrever fenômenos psicossociais e interpretá-los foram os objetivos gerais da pesquisa que segue. A mesma quis estimar traços sociais e psicológicos assumidos por uma forma de trabalho não qualificado e subalterno, citando como exemplo o depoimento de uma vendedora ambulante. O perfil da entrevistada de Ceres- Goiás foi delineado por meio de características básicas como sexo, idade, escolaridade, renda familiar, moradia, trabalhadora local ou migrante e jornada de trabalho semanal.
Abordaremos o conceito de humilhação pública e invisibilidade social, como este tem sido aplicado, em geral, quando se refere a seres socialmente invisíveis, seja pela indiferença, seja pelo preconceito, veremos também que este fenômeno atinge não somente aqueles que estão à margem da sociedade, mas também a todos os tipos de vulnerabilidade social.
O objetivo dessa reflexão é mostrar a realidade não como um conjunto de mistérios que nos determinam, mas como uma série de ocorrências que podemos analisar, criticar, alterar, acolher ou rejeitar.
Palavras-chave: humilhação, desigualdade e invisibilidade.
Humilhação Social e Invisibilidade Pública
A Invisibilidade Social é um assunto relativamente novo e se relaciona à forma como são