trabalhos
A tudo aquilo que pode ser medido, associando-se um valor numérico a uma unidade de medida, dá-se o nome de GRANDEZA FÍSICA.
GRANDEZA ESCALAR
Fica perfeitamente entendida pelo valor numérico e pela unidade de medida; não se associa às noções de direção e sentido.
Exemplos: temperatura, massa, tempo, energia, etc.
GRANDEZA VETORIAL
Necessita, para ser perfeitamente caracterizada, das idéias de direção, sentido, de valor numérico e de unidade de medida.
Exemplos: força, impulso, quantidade de movimento, velocidade, aceleração, força, etc.
a) GRANDEZA FUNDAMENTAL: grandeza primitiva. Exemplos: comprimento, massa, tempo, temperatura, etc.
b) GRANDEZA DERIVADA: grandeza definida por relações entre as grandezas fundamentais. Exemplos: velocidade, aceleração, força, trabalho, etc.
Medir uma grandeza física significa compará-la como uma outra grandeza de mesma espécie, tomada como padrão. Este padrão é a unidade de medida. No Brasil, o sistema de unidade oficial é o Sistema Internacional de unidades, conhecido como SI, ou sistema MKS. Unidades de comprimento metro................ m (S.I) decímetro ........ dm centímetro ...... cm milímetro ........ mm
Unidades de medidas quilograma .... kg (S.I) grama ............ g tonelada ........ ton
Tempo segundo ......... s (S.I) minuto ........... min hora ............... h
Notação cientifica
Chamamos de notação científica, a representação de um número através de um produto (multiplicação) da forma: a . 10n onde: 1 < | a | < 10 e n pertence a Z
Z ...... Conjunto dos números inteiros
Esta notação é muito útil na representação de números muito pequenos ou muito grandes.
1. Escreva os números seguintes em notação científica:
a) 12 300 000
b) 0,000 072