Trabalhos
PROF. Josué Alexandre Aquino
2º PERÍODO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
1) Se duas forças agirem sobre um corpo, a que condições essas forças precisam obedecer para que o corpo fique em equilíbrio?
2) Um automóvel, a 22 m/s, percorre 58 m até parar, quando freado. Qual a força que age no automóvel durante a frenagem? Considere a massa do automóvel igual a 1106 kg.
3) Uma força F= 5,6i + 4,2j é aplicada sobre um corpo de 5,2kg de massa. Determine o vetor aceleração deste corpo.
4) A aceleração de um bloco de concreto de 25 kg pode ser expressa pelo vetor aceleração a = 3i + 7j-2k. Qual o módulo da força resultante que está agindo sobre esse bloco para provocar-lhe esta aceleração?
5) Qual a diferença entre massa e peso?
6) Um anuncio afirma que um dado tipo de carro pode “para em uma distancia de 10 centavos”. Qual seria a força resultante efetiva necessária para fazer parar um carro de 850kg que se desloca inicialmente a 45 km/h em uma distância igual ao diâmetros de uma moeda de 10 centavos, que é igual a 1,8cm?
7) João e Maria empurram juntos, na direção horizontal e mesmo sentido, uma caixa de massa m = 100 kg. A força exercida por Maria na caixa é de 35 N. A aceleração imprimida à caixa é de 1 m/s². Desprezando o atrito entre o fundo da caixa e o chão, qual a força exercida por João na caixa?
8) Um automóvel de massa 1 200 kg percorre um trecho de estrada em aclive, com inclinação de 35° em relação à horizontal, com velocidade constante de 60 km/h. Considere que o movimento seja retilíneo e despreze as perdas por atrito. Tomando g = 9,8 m/s², determine a potência desenvolvida pelo veículo durante a subida. P = F.v [w].
9) Um bloco se apóia sobre um plano inclinado, conforme representado no esquema mostrado abaixo. Se o bloco tem peso de 700N, a menor força de atrito capaz de manter o