Trabalhos
Radiação produzida pelos elementos instáveis (ur 235/238/ to 232/ k 40)
Gerar calor que é transferido para a superfície, que no seu percurso funde as rochas que se formam de magmas atinge a litosfera gerando assim, os movimentos tectônicos epirogenia (movimento verticais) e orogenia (movimentos horizontais).
O segundo fenômeno gerado pela a mesma energia nuclear da terra, é o magmatismo , onde as rochas derretidas ejetadas ate a superfície, solidificando, dando origem as rochas magmáticas ou ígnias. Que, se ao solidificar internamente (rochas intrusivas), determinadas plutonicas, plutonitos.
Se solidificar extremamente, originara rochas extrusivas, vulcânicas (vucânitos).
O mesmo material ou rochas ígnias intrusivas ou extrusivas, se novamente sofre pressão e temperatura, originara as rochas metamórficas exposta na superfície, sofrerá reações físicas (calor, frio, pressão, atrito), química (ação da água e de ácido orgânicos) e biologias (ação de organismo decompositores e ação de vegetais) que tendera pelo intemperismo, ação erosiva, que causara a decomposição das rochas formado sedimentos que ao agregar as partículas pelo, processo da sedimentação, originara as rochas sedimentares.
Intemperismo
- Ação de decompor as rochas para formação dos solos.
Tem como fator básico, o ciclo da erosão que pode ser ;
Físico, inteperismo que ao decompor rochas e formados de solos, este ao ser analisados vão possuir as mesmas características químicas ou minerais, pré-existentes na rocha mãe.
O inteperismo físico pode ser dividido em cinco grupos, ou agentes inteperizantes,, tais como ;
A) Temperatura
B) Pressão
C) Abrasão ou Esfoliação
D) Deflação
E) Corrazão
A) Temperatura positiva
Ocorre em áreas onde o volume de chuvas é reduzido (desertos ou áreas com muita isolação). Tal agente causa a degradação das rochas, por estas compostas por minerais diversificados e sendo que cada mineral constituente da rocha,