trabalhos
Processo é qualquer fenômeno que apresente mudanças contínuas no tempo, fazendo com que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, e não uma coisa parada, estática. Deve ser móvel, não tendo começo, nem fim, nem seqüência fixa de eventos. Os elementos do processo agem uns sobre os outros, e cada um pode afetar todos os demais.
Os elementos do processo administrativo, (as funções), não são entidades separadas, mas parte integral de uma entidade maior. O processo administrativo quando visto de forma simplista apresenta as funções do administrador apenas como um processo seqüencial: Processo Administrativo. A Teoria Neoclássica é também denominada Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo, pela sua concepção da Administração como um processo de aplicação de princípios e de funções para o alcance de objetivos. As várias funções do administrador, consideradas como um todo formam o processo administrativo. Planejamento, organização, direção e controle, por exemplo, consideradas separadamente, constituem as funções administrativas, quando visualizadas na sua abordagem total para o alcance de objetivos, elas formam o processo administrativo.
2.4. Tomada de Decisão
O planejamento é um processo que, a partir da fixação dos objetivos a serem alcançados, determina a priori, o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. Feito o diagnóstico da situação atual e determinados os objetivos a serem alcançados, o planejamento é o caminho entre ambos, entre a situação presente e a situação objetivada.
Há várias maneiras diferentes para se fazer esse caminho; é preciso compará-las e escolher a mais adequada. E a escolha é o resultado de um processo de tomada de decisão.
Decidir é selecionar e escolher a alternativa mais adequada ou conveniente para uma determinada questão.
Embora todo planejamento seja um processo de tomada de decisão, toda decisão não é necessariamente um planejamento.
Tipos de planos
O