Trabalhos
“Visita tecnica: Produção de grãos irrigados na Chapada do Apodi.”
II – Introdução
A Chapada do Apodi tem grande participação na produção de grãos em regime irrigado, culturas como soja e milho se adequaram bem ao clima e movimentam o mercado do nordeste. O relatório foi elaborado utilizando as principais partes da visita técnica realizada no dia 24 de setembro de 2012. Este relatório descreverá todas as etapas de produção de grãos em regime irrigado, produzidos na Chapada do Apodi.
III – Objetivo:
Visando principalmente a fixação de conhecimentos práticos, além dos teóricos foi realizada a visita técnica para conhecer a produção de grãos irrigados na Chapada do Apodi. Para se conhecer o papel do agrônomo nas diferentes etapas da produção de milho e soja na Chapada.
IV – Descrição da visita:
Partindo IFCE para a Chapada do Apodi a primeira parada foi no pólo executivo da FAPIJA (Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi), foi apresentada parte do maquinário agrícola utilizado pelos produtores do perímetro irrigado, a plantadeira adubadeira, uma maquina peculiar e muito eficiente, pois a capacidade de fazer a adubação juntamente com o plantio favorece em dois pontos: o agricultor economiza tempo e garante a adubação necessária para a lavoura. Saindo da parte de maquinas seguimos até um dos pivôs, o 3-3, localizado próximo ao canal principal de adução esse pivô é dos maiores e sua área é dividida entre oito produtores e suas culturas são milho verde e soja. No campo observamos a etapa de corte da terra, nessa etapa os torrões de terra são fragmentados em pedaços menores até que o solo fique homogêneo, para então receber a semente e o adubo. Uma vez por ano é acrescentada uma etapa a esse processo, a subsolação.
O subsolamento consiste em escavas