Trabalhos
Escopo: é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto.
Escopo do projeto: é o trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as carcterísticas especificadas.
Deliverable (entrega): é qualquer saída (produto ou serviço), tangível e verificável, que deve ser produzido obrigatoriamente para conclusão do projeto ou parte dele. Muitas vezes utilizado mais especificamente com referência a uma entrega sujeita a aprovação do patricionador ou do cliente do projeto. Exemplo: Estudo de viabilidade, Manual do Sistema, Projeto Básico.
Só devemos decompor a EAP em atividades no Gerenciamento do Tempo.
Escopo do Produto: as características e funções que descrevem produto, serviço ou resultado. Representado nos requisitos/especificações. É mensurado contra os requisitos do produto.
Escopo do projeto: o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto serviço ou resultado com as características e funções especificadas. Representado na EAP. É mensurado contra o plano do projeto.
Plano de Gerenciamento do Projeto, treinamento da equipe (depende da estratégia de condução do projeto): mobilização, contratação e transporte das turbinas, seguro, treinamento de pessoal,etc.
Declaração do Trabalho ou especificação do trabalho: é uma descrição narrativa dos produtos, serviços ou resultados a serem fornecidos sob contrato, documento que será visto na Gerência de Aquisições.
O Gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto.
Planejamento de escopo: coletar requisitos P
Definição de escopo: definir o escopo P
Criação da EAP: criar a EAP P
Verificação do escopo: verificar o escopo C
Controle do escopo: controlar o escopo C