Trabalhos
Bárbara L. Zanella e Élton Camargo.
Resumo
Este artigo tem como objetivo expor os principais pensamentos clássicos gregos. Foi vivenciado em uma época que vai do século V, ao início do século IV a.C. conhecido como “Período Clássico”. Recorte temporal que retrata o apogeu do mundo grego, conhecido também como “século de ouro”. Pois foi uma época de grande esplendor e de grandes expressões culturais e favorecendo o desenvolvimento do intelecto, tendo como maior expressão à filosofia grega, expressão esta, que também se fez presente na política, nas ciências, nas artes, na escultura, na poesia, na arquitetura e no teatro.
Palavras chaves: Pensamento, grego, período, clássico , filosofia.
Abstract
This article aims to describe the main thoughts Greek classics. Was experienced in a season that runs from the fifth century to the early fourth century BC known as "Classic Period". Time frame that depicts the heyday of the Greek world, also known as "golden century". For it was a time of great splendor and great cultural expressions and favoring the development of the intellect, with the highest expression of the Greek philosophy, this expression, which was also present in politics, in science, the arts, sculpture, poetry, in architecture and theater.
Key-words: Thought, philosophy, Greek period .
Introdução
Na história da humanidade, a reflexão filosófica sobre a ética sempre esteve presente em todas as sociedades e culturas. Ainda que não se concentrasse em um corpo organizado de princípios teóricos racionais, os valores morais já prescreviam a identidade de um ethos na história. Essa forma do saber ético, como um saber tradicional encontrado nas primeiras civilizações, prescreveu as categorias fundamentais da ética filosófica. A Ética, que é a ciência da moral, buscou orientar a conduta do homem como um ser integrante de um Estado, de um Cosmo e de um grupo social-religioso. Essa ciência estendeu sua reflexão