Trabalhos
Localização:
[pic]
ORIGEM:
O Benim oficialmente designado como República do Benim é um país da região ocidental da África limitado a norte pelo Burkina Faso e pelo Níger, a leste pela Nigéria, a sul pela Enseada do Benim e a oeste pelo Togo.
Sua capital constitucional é a cidade de Porto-Novo, mas Cotonou é a sede do governo e a maior cidade do país. O país tem 112 622 km² e uma população de quase nove milhões de habitantes (2009). Foi a antiga colônia francesa, o país alcançou independência em 1º de agosto de 1960, com o nome de República de Daomé. Em 1975 o país adotou o atual nome de Benin, em razão de o país ser banhado a sul pela Baía de Benin.
HISTÓRIA:
Pequeno país no oeste da África, banhado pelo golfo da Guiné, Benin - chamado Daomé até 1975 - foi um dos maiores entrepostos de escravos entre os séculos XVII e XIX. Muitos foram trazidos para o Brasil, razão pela qual Benin mantém forte vínculo cultural com a Bahia. A feijoada e o acarajé fazem parte da culinária beninense, e o vodu, prática religiosa da maioria da população, é semelhante ao candomblé.
Antes de se tornar colônia francesa, em 1892, Benin era o centro do reinado Fon de Daomé, um dos mais importantes da África Ocidental. O Palácio Real de Abomey, antiga sede da monarquia, é considerado patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O norte é a região mais pobre. No sul, a pesca e a agricultura sustentam a economia.
INDEPENDÊNCIA:
O país conseguiu a independência da França em 1º de agosto de 1960 (tal como muitos outros países africanos nessa década), sob a denominação de Daomé ("Dahomey"). O seu primeiro presidente foi Hubert Maga, que foi destituído três anos depois. A partir de 1963, o país mergulha na instabilidade política, com seis sucessivos golpes militares.
O PERÍODO MARXISTA:
Em 1972 um grupo de oficiais subalternos tomou o poder e instituiu um regime