Trabalhos
Curso de Direito
Elaborado por
Regiane, Isaac, Cristovão, Ivo, Edvan e Giovanna.
CRIME E DESVIO
Palmas – TO 2013
CRIME E DESVIO
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia, como quesito principal de avaliação do segundo bimestre de 2013. Orientadora: Simone.
Palmas - TO 2013
CRIMES E DESVIOS
Este texto tem como proposta o estudo do desvio, aqui compreendido como um fenômeno que surge de interações entre indivíduos na sociedade. Considerando-se que o desvio é construído socialmente, ele não será analisado de forma isolada como conseqüência da desorganização social ou do caráter patológico da sociedade ou indivíduos desviantes, mas a partir das interações entre estes, conforme definido pelas teorias integracionistas, que destacam essas características ao estudar o desvio.
Em sociedade percebemos que há situações em que rompemos com as normas instituídas. Nesse caso, todo desvio é um crime? 90% dos visitantes do blog que responderam a esta questão marcaram não, mostrando que nem todo desvio é um crime.
Para Anthony Giddens, podemos definir DESVIO como uma não-conformidade com determinado conjunto de normas que são aceitas por um número significativo de pessoas em uma comunidade ou sociedade. Nenhuma sociedade pode ser repartida, de um modo simples, entre aqueles que se desviam das normas e aqueles que agem de acordo com elas. A maioria de nós, em algumas ocasiões, transgride regras de comportamento geralmente aceitas.
O desvio e o crime não são sinônimos, embora, em muitos casos, se sobreponham. O conceito de desvio é muito mais amplo que o de crime, o qual se refere apenas a uma conduta não- conformista que infringe uma lei. Muitas formas de comportamento desviante não são sancionadas em lei. Assim, os estudos sobre desvio podem examinar fenômenos tão diversos como, por exemplo, os nudistas, a cultura rave, os New Age, dentre