Trabalhos
A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".[2]
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía).
Quem é considerado político?no sentido mais amplo
Alguém que participa ativamente de política partidária.
Alguém que tem o poder de formar opinião pública.
Num Estado, membros dos poderes executivo e legislativo, e dos governos estaduais e municipais.
Também pode-se considerar político alguém que manipule e influencie a opinião de um determinado grupo em seu favor.
[editar] Quem não é considerado político?Membros do governo que sirvam meramente para trabalhos burocráticos, como assessores e consultores técnicos.
Membros concursados chamados de funcionário público sejam do poder executivo, do poder legislativo , do poder judiciário e militares, não são geralmente considerados políticos, embora estejam envolvidos nos processos de decisão do governo.
Cidadãos comuns com poder de voto não são exatamente