Trabalhos
Graduação em serviço social 5º período
Ivone Cristina Correa Vieira
Análise
O artigo em anexo: “ Satisfação com o trabalho e impacto causado nos profissionais de serviço de saúde mental” das autoras Denise Rebouças, Letícia Fortes Legay, Lúcia Abelha, analisa o nível de satisfação no emprego e o impacto causado na vida dos profissionais de um serviço de saúde mental, no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2005.
As autoras utilizam metodologias estatísticas como coleta de dados, tamanho da população, número da amostra, dados qualitativos e quantitativos, variáveis, médias e tabelas. Demonstrando assim, aspectos do conteúdo estudado nesse semestre na disciplina de Estatística aplicada ao Serviço Social que possibilita ao discente uma melhor interpretação na leitura do artigo.
Pode-se concluir que, essa metodologia ao utilizar uma abordagem interdisciplinar, permite aos discentes ampliar seus conhecimentos e fazer uso de dados estatísticos quando for necessário, uma vez que a profissão possui uma grande demanda por pesquisas, que devem ser relatadas e representadas de maneira clara, objetiva e analítica.
Analisando os resultados da pesquisa percebe-se que participaram da pesquisa 321 profissionais (81,1% do total) dentre os 396 que trabalham na instituição. Os participantes apresentaram idade média entre 41,4 anos e tempo de serviço de 120,9 meses. A maioria era do sexo feminino ( 62,6 %), quanto a situação conjugal (47,4%) eram casados. O nível de escolaridade da maioria é o ensino médio completo (41,1%). E o vínculo profissional foi representado em maior número pelos servidores federais (39,9%).
Para se chegar a tais resultados foram realizadas coletas de dados precedidas de palestras nas unidades para apresentar a pesquisa e estimular a participação dos servidores. Foram preenchidos questionários e solicitado aos participantes que não se