Trabalhos
A Campilobacteriose Genital Bovina (vibriose) é uma doença infecciosa venérea dos bovinos causada pelo Campylobacter fetus subsp. venerealis, que leva à infertilidade temporária da vaca devido a repetições de cio e aborto.
As duas subespécies de C. fetus, C. fetus subsp. venerealis e C. fetus subsp. fetus podem causar problemas reprodutivos nos bovinos, entretanto, a manifestação de infecção por estas subespécies difere quanto à ocorrência e patogenia.
A infecção pelo C. fetus subsp. venerealis provoca uma doença de caráter endêmico, onde vários animais de um mesmo rebanho são acometidos, intervalo entre partos. Esta doença, que tem transmissão venérea, é também denominada de Infertilidade Enzoótica dos Bovinos.
A infecção do útero da vaca pelo C. fetus subsp. fetus provoca o Aborto Esporático dos Bovinos. Na infecção dos bovinos por este microorganismo somente um ou alguns poucos animais da propriedade abortam, diferentemente do que ocorre nos ovinos, onde a infecção pelo C. fetus subsp. fetus leva à infertilidade endêmica. A infecção neste caso não se dá através do coito, mas pela disseminação de C. fetus subsp. fetus a partir do intestino ou da vesícula biliar, provocando uma bacteremia conseqüente infecção do útero gestante. A placentite causada por este microrganismo leva o feto à morte, através da anóxia, que é inevitavelmente seguida pelo aborto. Após o aborto, que é o principal sinal clínico da infecção, o trato genital feminino elimina rapidamente o agente.
Apesar dos escassos estudos realizados nas últimas duas décadas, sabe-se que a Campilobacteriose Genital Bovina é uma doença prevalente no nosso meio, pois a maior parte das propriedades utiliza a decorrentes do aumento do número de coberturas por concepção e do aumento do intervalo entre partos, assim como de perdas ocasionadas pelos abortos.
Etiologia
Campylobacter fetus subsp. venerealis são bastonetes Gram negativos, espiralados em forma de vírgula, "S" ou asa de gaivota.
São