Trabalhos universitarios
Ler e muito mais do que entender, ler é um ato de raciocinar, e ser questionado pelo mundo e por si próprio, e interferir de forma continua entendendo significados que não aparecem diretamente no texto. A compreensão de um texto se resume na capacidade de interferir nos fatos que não estão claros no texto. E um processo de interação entre o leitor e o texto que se leva em consideração as experiências e o conhecimento do leitor.
O leitor tem que desfrutar de cada sentido e significado que ele encontra no texto, tem que interagir com o texto, criticar, avaliar, processar as informações. Muitas vezes temos opiniões só ao ler o titulo do texto que só irá se confirmar ao lermos esse texto, que muitas vezes precisara puxar da memória para lembrar-se de algum fato que já aconteceu ou que leu em algum outro lugar e que precisara para compreender essa leitura.
A leitura precisa ter um objetivo, existem coisas que lemos por que queremos outras por que precisamos ler. Para ler e preciso concentração, interação se lançar no texto e esquecer tudo em sua volta, para que o texto possa ter um sentido, e que possamos entender aquilo que o autor quer nos passar.
Etapa 2
Passo1:
Gêneros textuais – O que são e suas evoluções.
É sabido que não é de hoje que o homem sempre sentiu a necessidade de se comunicar com os seus semelhantes. Esta inter-relação entre povos e culturas faz-se necessária partindo do pressuposto de que o homem é um ser social, por isso, foram surgindo, desde a invenção da escrita alfabética, por volta do século VII a. C., diversas práticas comunicativas, que foram denominadas, ao longo do tempo pelos estudiosos do ramo, de gêneros textuais.
Os gêneros textuais variam desde um simples diálogo até uma tese científica, e por serem frutos de uma sociedade, são carregados de elementos que caracterizam o contexto em que são empregados. Segundo Marcuschi (2002) “os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e