trabalhos práticos de topografia
Introdução
Realizamos trabalhos práticos de topografia, do curso de construção e fortificações de ambas as turmas isto é, a implantação de obras no terreno empregando vários métodos: _ Métodos de coordenadas Rectangulares _ Método de Intercessão angular _ Método de Intercessão linear Sendo para a execução do trabalho tivemos alguns instrumentos que foram essencial para a realização do mesmo, que são: _ Um nível _ Uma Mira _ Uma fita métrica _ Cordas _ Estacas Assim como areia para o facilitar o alinhamento
II
Durante a execução do trabalho implantou-se as seguintes obras:
- Uma nave industrial cujos eixos longitudinais A e B-B e transversais 1-1 e 2-2 utilizando o método de coordenadas rectangulares. -Uma obra empregando o método de intercessão angular. -Uma obra utilizando o método de intercessão angular. -Um edifício que tenha configuração complexa em sua planta se efectua dos eixos fundamentais AB e CD
Passos a seguir para a execução:
Método das coordenadas rectangulares.
Implantar uma nave industrial cujos eixos longitudinais A e B-B e transversais 1-1 e 2-2 estão representados na figura tirada do plano de projecto.
O método das coordenadas rectangulares (perpendiculares) é conveniente empregá-lo durante a implantação de obras dos pontos da rede de construção no mesmo sistema de coordenadas onde se dá a posição dos pontos característicos do projecto.
Implantar uma nave industrial cujos eixos longitudinais A e B-B e transversais 1-1 e 2-2 estão representados na figura tirada do plano.
PONTOS X Y
A/1 44,0 52,0
A/2 53,5 52,0
B/1 44,0 54,5
B/2 53,5 54,5
1. Calcula-se a longitude da obra.
a = 535 – 440 = 95 m b = 545 – 520 = 25 m
2. Calcula-se a localização do ponto A/1 do eixo das X e as Y.
A/1