Trabalhos java
O conceito básico por trás da orientação a objeto é o encapsulamento.O que é muito simples de entender. A todo o momento estamos trabalhando com "algo" encapsulado. Como por exemplo, o uso do componente Common Dialog, usamos as propriedades e métodos desse componente, mas não vemos como esta implementado. O uso de dll, ocx, API sempre utilizamos e não sabemos como esta implementada, ou seja, o código esta encapsulado.
HERANÇA
A herança é usada para criar objetos que tem "tudo que outro objeto tinha, mas também possui alguns detalhes próprios". A herança nos permite pegar uma classe e utilizar ou alterar suas propriedades e métodos incluindo nossas propriedades, métodos.
Um exemplo seria, pegamos uma classe Pessoa, onde possui como propriedades: nome, endereço, telefone, cpf e etc. Incluímos essa classe pessoa na nossa classe Funcionário, dessa forma aproveitamos todas as propriedades de pessoa e incluímos as propriedades especificas de funcionário, como: data de admissão, cargo, salário e etc.
POLIMORFISMO
Conceito mais difícil de ser compreendido, no entanto não é nada complicado entendê-lo. Significa que um objeto pode ser tratado como se fosse um tipo diferente de objeto, desde que seja com bom senso.Isso esta muito relacionado com o conceito de herança. Podemos por exemplo tratar o objeto Funcionário como sendo o objeto Pessoa, pois o objeto Funcionário herda todos as propriedades e métodos do objeto pessoa. O contrário não pode ser feito, pois o objeto Funcionário possui características que o objeto pessoa não tem.
Dessa forma quando se ouve falar de polimorfismo se trata de que um objeto pode se comportar como se fosse outro