trabalhos gerais
A questão racial é muito mais profunda e complexa do que podemos imaginar e é objeto de estudo e discussão entre diversos autores. O fato é que historicamente nosso país foi colonizado com uma cultura de exploração, isto desencadeou diversos problemas em nossa formação étnica, cultural e social.
A disputa entre povos europeus por terras e riquezas aqui existentes, a tentativa de “domar” o povo indígena, que aqui já estava, bem como o tráfico dos escravos vindos da África.
Esse povo sofrido veio capturado e dominado em condições sub-humanas, chegando aqui foram para as grandes senzalas, onde se tornaram escravos sem direito à nada ou quase nada. Após muitos debates, idas e vindas, finalmente este povo conseguiu sua tão sonhada liberdade. Qual o que? Liberdade? Ir para onde? Viver do que? Trabalhar, onde? Então a realidade se fez presente e foram literalmente viver às margens da sociedade, sociedade essa quem não via essas pessoas com bons olhos, pois os mesmos momentos antes viviam exclusivamente para servir. Como conquistar um lugar ao sol?
É óbvio que eles vêem lutando e conquistando mais e mais seus lugares dentro de nossa sociedade; e que sociedade é essa? Sociedade miscigenada, pois somos compostos por o quê mesmo? Brancos, negros e índios. E os brancos quem são? São brasileiros, ou são imigrantes diversos: portugueses, italianos, alemães, japoneses, turcos e por aí vai...
A questão racial existe em toda a parte do mundo, e não é só uma questão racial, mas social e cultural também, basta ouvirmos as reportagens e vermos a quantidade de conflitos que existe mundo afora. No Brasil também não é diferente, o racismo existe e isto fica muito claro quando analisamos as diferenças sociais.
Desde o inicio de suas vidas, o preconceito está ali intrínseco, e fica cada vez mais latente à medida que essas crianças vão crescendo e buscando o seu lugar dentro da sociedade: na busca por melhores empregos, na desigualdade dos salários,