Trabalhos Eba
Definição de Atitudes
Atitudes são normalmente, definidas com um conceito de avaliação em relação a algo, que podem ser negativas ou positivas. Sendo interiores não podem ser observadas diretamente, pelo que são apenas inferiores, pelos comportamentos manifestados, mais ou menos estáveis ao longo do tempo. Atitudes e comportamento não são sinónimos, mas relacionam-se. Podemos ter uma atitude em relação a algo sem nunca a manifestarmos.
Por exemplo, podemos ser contra o aborto sem nunca revelarmos essa atitude no nosso comportamento. No entanto, é a partir do comportamento que podemos conhecer as atitudes que lhe estão subjacentes. As atitudes são constructos psicológicos que os psicólogos sociais usam nas suas explicações.
Componentes das atitudes
Cognição;
Afeto;
Comportamento.
A cognição consiste na representação cognitiva do objeto/sujeito.
O afeto consiste nos sentimentos, emoções, afetos, etc.
O comportamento consiste no ato das nossas atitudes.
Distinção das Atitudes
Preconceito: o preconceito é um conceito constituído prematuramente e sem base razoável. O preconceito não nasce sozinho, vem a partir dos nosso pais/colegas. Este tipo de comportamento é devido ao conceito de estereótipos.
É um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
O preconceito tem dois tipos de reações, temos a reações positivos e negativos.
O preconceito positivo facilita a interação social já o preconceito negativo dificulta a interação social o que leva a reações de afastamento, verbalização negativas, discriminações diretas, agressividade, exterminação.
Racismo: O racismo é o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da