Análise do filme Biutiful
O filme conta a história de vida de Uxbral, personagem interpretado por Javier Bardem, que coordena vários negócios ilícitos, que incluem a venda de produtos nas ruas da cidade e a negociação do trabalho de um grupo de chineses, cujo custo é bem menor por não serem legalizados e viverem em condições precárias. Além disto, ele possui o dom de falar com os mortos e usa esta habilidade para cobrar das pessoas que desejam saber mais sobre seus familiares que partiram.
Uxbral tem dois filhos com uma mulher que sofre de bipolaridade, essa doença é um dos motivos que o leva a separa de sua mulher. Ele é um homem que vive as custas de trabalhos ilícitos feito por africanos, vendendo produtos pirateado nas ruas de Barcelona. Usufruía também da mão-de-obra barata dos chineses, o que gerava mais lucro a ele. Por ser um médium, faz serviços para pessoas que acabaram de perder seus entes queridos. Certo dia, descobriu que tinha câncer maligno, e que iria morrer em alguns meses. Após a descoberta, ele procura Eba para aconselhá-lo. Eba é uma mulher que seria uma espécie de oráculo. Depois de realmente ter a certeza que sua morte estava próxima, ele se perturba com o medo de não ver os filhos crescerem, assim como aconteceu com ele, por não ter seus pais acompanhando seu crescimento.
Certo dia todos os africanos foram presos e iriam ser deportados para o Senegal. Porém, tinha um que ele criou uma grande amizade. Esse homem tem uma mulher e um filho, e pede para que Uxbral tome conta de sua família. Depois disso, a história move-se para o lado dos chineses. Uxbral tem um grande carinho por uma das chinesas que ele contratou. Todos chineses viviam em condições precárias em um quarto sem ventilação no subsolo. Certo dia Uxbral recebe dinheiro para comprar um aquecedor para os trabalhadores, precisando de dinheiro, compra um aquecedor com defeito movido a gás. Por fim, acaba matando todos os trabalhadores,