Trabalhos acadêmicos
Nesse período, caracteriza-se com a quebra das imposições teológicas, assim como marca o surgimento de parâmetros racionais como determinantes para alcançar o verdadeiro conhecimento das coisas. Na modernidade, o homem passa a utilizar a razão, justamente para adquirir a autonomia em seus pensamentos, bem como formular suas próprias ideias, questionamentos e indagações.
Na idade moderna é o homem (sujeito) quem estrutura sua existência, é ele quem cria as condições necessárias tanto para a sua sobrevivência, quanto para os que estão a sua volta. A modernidade proporcionou novas formas de conduzir a sociedade, desenvolveu sistemas econômicos, novos conceitos e formulações para organizar, como também dominar a sociedade.
A modernidade apresenta também a evolução de uma nova classe social: a burguesia, que detém a maior parte do capital e dos meios de produção. É importante ressaltar que o período da modernidade constituiu também uma sistematização do pensamento.
A idade moderna proporciona o conhecimento por meio da razão. Para que esta possa definir realmente a veracidade cognitiva do individuo é preciso desenvolver a abstração que é uma particularidade retirada dos parâmetros racionais.
A modernidade, juntamente com os movimentos que ocorreram na Europa (Revolução Francesa, Iluminismo, entre outros), intensificou a inovação dos tempos, do pensamento, como também da forma de condução da sociedade.
É importante ressaltar que o período da modernidade não se caracterizou somente por mudanças e transformações, como