trabalhos acadêmicos
Dilma Alves Lima
Maria de Fátima de Souza amaral
RESUMO
O presente artigo apresenta a literatura infantil como instrumento do educador e da escola, capaz de influenciar positivamente as crianças para aprender a “ler” e “escrever” de uma forma interessante e investigativa. É fundamental para um aprendizado bem sucedido, a relação que o professor estabelece com o aluno, a criação de uma tão encantadora quanto necessária atmosfera. Para este há uma relação professor-aluno profundamente arraigada no inconsciente coletivo. Os contos de fadas são preparações alegóricas para a vida, para o dia a dia e principalmente para as enormes transformações acarretadas pelo amadurecimento físico,moral e intelectual.
Palavras-chave: Educando. Escola. Fadas. Literatura infantil.
ABSTRACT
This article presents children's literature as a tool of the teacher and school, able to positively influence children to learn to "read” and “write” in an interesting way and investigative. It is essential for successful learning, the relationship that the teacher establishes with the student, creating an atmosphere so charming as required. For this there is a teacher-student relationship deeply rooted in the collective unconscious. Fairy tales are allegorical preparations for life, for day to day and especially for the enormous changes brought about by physical maturation, moral and intellectual.
Keywords: Educating. Fairies. School. Children's literature.
1- INTRODUÇÃO
A literatura infantil constitui-se num dos momentos mais ricos e significativos dentro das instituições de ensino, e não se entende uma proposta pedagógica que não inclua em seu currículo o contato das crianças com os maravilhosos livros da