Trabalhos academicos
A Zona Leste de São Paulo é constantemente desconceituada por conta das habitações precárias e dos altos índices de pobreza e criminalidade relativas, existentes na região. A Zona Leste é uma região diversificada, tanto comercial, quanto residencial, que está em desenvolvimento, a qual está passando por processos de urbanização e regularização de áreas risco (favelas), canalização de córregos e do rio Aricanduva, além da verticalização.
Localizado em uma área de 24.289.317 m² da zona Leste, região carente de postos de trabalho, um grande Polo Industrial será erguido a partir de um projeto ousado, moderno e integrado. Ele faz parte do Programa de Desenvolvimento Econômico para a Zona Leste, iniciativa da Prefeitura de São Paulo.
A implantação deste Polo Industrial na Zona Leste vai atingir a população de 11 regiões divididas em subprefeituras. São elas: Mooca, Aricanduva, Vila Prudente/Sapopemba, Ermelino Matarazzo, Itaquera, São Matheus, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaim Paulista e São Miguel Paulista.
Instalado estrategicamente nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos, Rodoanel, do novo Estádio do S. C. Corinthians Paulista (até o momento chamado de Arena Itaquera ou “Fielzão”), o Polo vai gerar outros ganhos para a região como a Logística integrada de produção, além do Polo Institucional Itaquera, que integrará instituições de ensino (FATEC, ETEC, SENAI), do Programa de Inovação Tecnológica e Competitividade Empresarial, sem falar na integração com a natureza por meio do Parque Linear Rio Verde.
Tais empreendimentos, num contexto geral, trazem à tona diversos problemas no âmbito sócio espacial. No caso de Itaquera, a prefeitura expediu mandatos de reintegração de posse a oito comunidades no entorno do novo estádio, que tem como objetivo à abrangência total do projeto de desenvolvimento econômico da zona leste.
O distrito de Itaquera foi o