Trabalhos academicos
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: PROFISSÃO DOCENTE
Aluno(a): Carla Kessia Soares dos Santos Matricula: 10113257
Polo: Olho d’ Água das Flores / AL
REAVALIAÇÃO
Recomendações:
* Ler cuidadosamente cada uma das questões e escolher a resposta certa. * A rasura invalida a questão. * Conteúdo: unidades I, II e III.
1-O Contexto de descaracterização do modelo de escola normal, representado pelo regime militar constituiu, também, o quadro da dispersão no que se referiu à questão da formação docente no Brasil.
a)( ) Além disso, essa situação não abrangia iniciativas que visassem o encontro de alternativas organizacionais para os cursos de formação de professores. Gerando-se, assim, a necessidade de criação de uma nova legislação que contemplasse o equacionamento dos problemas.
b)( ) Essa situação impediu que fossem criadas iniciativas com o objetivo de organizar os cursos de formação de professores. Inviabilizando, assim, qualquer expectativa de que os problemas existentes pudessem ser equacionados.
c)(X) Essa situação levou a um conjunto de iniciativas e de mobilização visando a encontrar novas alternativas organizacionais para os cursos de formação de professores. Alimentou-se, assim, a expectativa de que, findo o regime militar com a posse de um presidente civil, em 1985, esses problemas poderiam ser mais bem equacionados.
d)( ) Essa situação, entretanto, não impediu a organização dos cursos de professores. Gerando-se, assim, encaminhamentos que culminaram na criação dos cursos de educação continuada.
2-A entrada da mulher no magistério, marcando a feminilização da profissão docente em nosso país, deve-se principalmente:
a)(X) Ao advento da Revolução Industrial, quando a mulher passa a fazer do mercado de trabalho e conquista seu espaço profissional, ocupando funções que antes eram exercidas pelos homens.
b)( ) À expansão do ensino primário no Brasil, sobretudo, no